Empregabilidade: planejar a carreira é essencial para um bom currículo

Você sabia que a DeVry Brasil oferece total apoio na trajetória profissional dos seus alunos? Por meio do setor de Carreiras, os estudantes contam com serviços que vão desde a orientação para construção de currículo ao atendimento personalizado, auxiliando diretamente no desenvolvimento para o mercado de trabalho. Confira, com nosso designer de carreira Pedro Celestino, algumas dicas sobre como o planejamento profissional reflete na composição do seu currículo:

Sou um daqueles que acreditam que o currículo, curriculum vitae e todas as suas variações cairão em desuso pelos mais variados motivos: antiecológico, necessita de muita atenção do selecionador, surgimento de novas tecnologias etc. Contudo, enquanto não sai de moda, devemos, ainda, ter uma preocupação com o seu uso.

O currículo é o nosso cartão de visitas – geralmente, o primeiro contato candidato-empresa. Nele, está boa parte da nossa trajetória de vida pessoal/profissional, informações que julgamos importantes para convencer as empresas de que somos o candidato ideal para aquela vaga desejada, mas, mesmo sabendo disso, é muito comum ver profissionais cometendo os mais variados erros: desde questões gramaticais a informações incompletas ou mau direcionadas, seja por falta de conhecimento ou falta de atenção mesmo.

É fato que nem todos que iniciam uma graduação terão as mesmas oportunidades, seja por esforço pessoal, outros por questões de rotina (nem todo mundo consegue somente estudar durante o seu período de curso, por exemplo) e demais fatores. No caso daqueles que trabalham e estudam, como direcionar as experiências que têm pouca ou nenhuma relação com seus objetivos atuais? Por exemplo, um aluno de graduação em Engenharia de Produção que sempre trabalhou com vendas e que deseja um estágio em sua área de formação. Colocar somente experiências e cursos na área de vendas me ajuda ou devo eliminar os "rastros" dessa área? Nesse caso, é interessante buscar qual a relação entre essas experiências vividas com aquela que você está almejando hoje. Certo, e se não tiver?

Ao começarmos uma graduação ou um outro curso, imaginamos que logo estaremos empregados, promovidos ou empreendendo, ganhando um bom salário e fazendo aquilo que gostamos, mas poucos são os momentos em que paramos para pensar no meio do caminho, como atingir esses objetivos. Ainda há o pensamento de que estar numa faculdade ou curso, por si só, já é o suficiente para chamar a atenção no mercado de trabalho, mas sabemos que não é bem assim.

O profissional que chama a atenção das organizações, hoje, é aquele que está atento às mudanças e demandas impostas pelo mercado e reage de forma a suprir essas necessidades. Para isso, é fundamental ter como aliado um Plano de Carreira. É de grande relevância haver um planejamento estruturado com metas, prazos, plano de ação, análise de mercado, entre outros aspectos que precisam ser considerados para a construção da carreira profissional. Afinal, seu currículo é um reflexo do seu planejamento de carreira, portanto, as informações que constam nele são frutos do esforço e direcionamento para seus anseios profissionais.

Assuma uma posição de protagonista. Não culpe as circunstâncias pelo conteúdo do seu currículo. Tenha um objetivo em mente e direcione suas atitudes para o alcance deste e você verá que, com um bom planejamento, seu currículo tomará a forma necessária para que você seja um profissional desejado pelas organizações.

Relacionadas

Wyden: amplie os horizontes com uma nova significação para sua trajetória
Novo Fies: confira as mudanças para 2018.1